Pontilhão de ferro Silvio Vilas Boas

Obra que representa a expansão e modernidade do Império foi nomeada Pontilhão de ferro Silvio Vilas Boas

O Pontilhão de ferro Silvio Vilas Boas foi construído em 1875 no período da criação da Estrada de Ferro que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo. Tinha o objetivo de fazer a ligação das duas estradas de ferro, a Estrada de Ferro Dom Pedro II que partia do Rio de Janeiro e a Estrada de Ferro do Norte, também conhecida como São Paulo-Rio, projetada para facilitar o escoamento da produção de café das fazendas do Vale do Paraíba para o porto de Santos.

Em 1896 o trecho com 231 km de extensão da E.F. Norte foi incorporado pela Estrada de Ferro Central do Brasil com o objetivo de unificar as duas linhas alargando as bitolas e passando a se chamar Ramal de São Paulo que seguia à margem direita do Rio Paraíba do Sul, até Porto de Cachoeira (atual Cachoeira Paulista), passando por Queluz e Cruzeiro, já na Província de São Paulo. Este trecho seria concluído em 1874, com as composições da Estrada de Ferro D. Pedro II alcançando a estação construída no povoado Santo Antônio da Cachoeira, no Porto de Cachoeira em 20 de julho de 1875.

Pontilhão de ferro Silvio Vilas Boas

Pontilhão de ferro Silvio Vilas Boas

O pontilhão, com 117 metros de extensão foi projetado pelo engenheiro Newton Benatton, também autor do projeto da Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista, e posteriormente restaurada pelo engenheiro Euclydes da Cunha de acordo com o Ofício nº 61 de 31 de março de 1897.


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