Um prédio que faz parte da história do Brasil. Saiba mais sobre a Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista
A estação ferroviária de Cachoeira Paulista, no interior do Estado de São Paulo, é uma das mais magníficas construções ferroviárias da história deste país. O prédio é tão imponente, belo e grandioso que mesmo estando completamente abandonada e com pedaços que podem desabar a qualquer momento, encanta os olhos de qualquer pessoa que passa pelo local.
Breve histórico
Inaugurada em 1875, com o prédio atual datado de 2 anos depois, em 1877, a Estação de Cachoeira Paulista foi inaugurada sob grandes festejos e comemorações pois marcava o ponto de encontro entre dois importantíssimos ramais ferroviários do Brasil, a Estrada de Ferro do Norte (também conhecida como Estrada de Ferro São Paulo – Rio) com a Estrada de Ferro Dom Pedro II, que vinha desde a cidade do Rio de Janeiro.
A Estação de Cachoeira Paulista nos anos 1940
Apesar do encontro entre as duas importantes ferrovias que ligavam os importantes centros urbanos do país, o “encontro” ferroviário tinha problemas, principalmente pelo fato de cada linha possuir uma bitola diferente.
Este problema só começaria a ser sanado em 1896, já na república, quando a linha já havia incorporado a falida Estrada de Ferro do Norte e se tornado a Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), sendo que o trabalho de padronização da bitola só seria concluído no século XX, em 1908, três décadas depois da inauguração da estação.A lentidão na unificação da bitola entre as duas linhas foi fatal para a produção cafeeira da região.
Muitas cidades prósperas, mas não exatamente próximas da estação, foram prejudicadas com o alto custo de frete e das taxas de baldeação entre as ferrovias, tornando a produção do café nestes locais pouco competitivas.
Isso fez com que algumas cidades entrassem em franca decadência e fossem abandonando o café, perdendo para a produção mais competitiva do oeste paulista. Isso ocorreu em cidades como Jataí (extinta), Areias e São José do Barreiro, que seriam alguns anos mais tarde retratadas na excelente obra de Monteiro Lobato, Cidades Mortas.
Esta estação de Cachoeira Paulista, inicialmente chamada apenas de Cachoeira e posteriormente de Valparaíba, continuaria em funcionamento até o final do ano de 1998, quando o transporte ferroviário de passageiros entre São Paulo e o Rio de Janeiro foi encerrado. Era o início da decadência da estação.
Fonte: https://saopauloantiga.com.br/estacao-de-cachoeira-paulista/
Resumo
Toggle