São José do Barreiro produzia riquezas no século 17
São José do Barreiro é um município no leste do estado de São Paulo, na microrregião de Bananal. A população estimada em 2019 era de 4.147 habitantes e a área é de 570,685 km², o que resulta numa densidade demográfica de 7,36 hab/km². O município é formado pela sede e pelo povoado de Formoso.
Estância turística
São José do Barreiro é um dos 70 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
História
Ainda no século XVIII, descendo a Serra do Mar em direção ao porto da Mambucaba, o capitão Fortunato Pereira Leite e seu cunhado João Ferreira de Souza, com seus familiares e agregados vindos de Pouso Alto, se detiveram nas proximidades de um atoleiro de difícil passagem. Aí fundaram um arraial onde, em 1820, foi erguida uma capela dedicada a São José, passando o povoado a ser conhecido com São José do Barreiro, nome que conservou ao ser elevado à vila em 1859.
No município se abriram inúmeras fazendas para o plantio de café como a famosa Fazenda Pau D’Alho (não confundindo com a fazenda de mesmo nome situada em Campinas), o que trouxe grande desenvolvimento ao município, cujas casas e sobrados são hoje marcos da época em que o Município ocupou lugar importante na cafeicultura paulista.
Com o advento da cafeicultura, a cidade passaria a ser atendida pela Estrada de Ferro Resende-Bocaina em 1892, que realizava o escoamento do produto advindo das fazendas locais e o transporte de passageiros da cidade ao município de Resende, no estado do Rio de Janeiro. Porém, devido às fortes crises financeiras que impediram sua expansão, mesmo após várias tentativas de encampamento pela Estrada de Ferro Central do Brasil, a ferrovia acabaria desativada e extinta no ano de 1928, tendo seus materiais rodantes vendidos à Usina Tamoio, em Araraquara. Como resquícios da antiga EFRB na cidade estão algumas pontes construídas e a antiga estação ferroviária, que abriga atualmente a sede do Sindicato Rural do município.
Conhecida pela sua altura e beleza a cachoeira de Santo Izidro com 90 metros de altura, se localiza dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, aproximadamente a uma hora do centro; outras famosas cachoeiras também se localizam dentro do parque, como a Cachoeira das Posses & a Cachoeira do Veado dentre inúmeras outras.
Fonte: Wikipedia
Cidades do Vale Histórico
Resumo
Toggle